terça-feira, 23 de março de 2010

"Viver pela Fé"

Como vive o Justo? Rm. 1:17

Essa é a primeira pergunta na matéria de Romanos, matéria esta que eu também leciono para uma turma aqui no Seminário Teológico Servos de Cristo – SDC – Guarapari/ES.

O versículo diz assim: Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

É muito fácil já de início respondermos que o justo vive pela fé, mas na totalidade o que engloba esse versículo? O que é realmente viver pela fé? Ou até mesmo, o que é fé? Aqui no seminário temos uma definição para fé: Fé é ver tudo do ponto de vista de Deus e agir assim”. Cremos e vivemos de acordo com essa definição, porque cremos que a fé não é uma emoção, mas uma decisão de andar como Cristo andou. Mas também definir isso é fácil, e falar é mais fácil ainda, e o viver? O que envolve isso? Para entendermos melhor essas questões temos que avaliar umas coisas.

Como eu posso crer em algo ou em alguém que eu não conheço? E como eu posso conhecer algo ou alguém se eu não buscar conhecê-lo ou me relacionar com ele? E é ai que eu quero chegar.

A fé é totalmente ligada ao conhecimento, porque eu tenho que conhecer para que eu possa crer. Eu tenho que conhecer a Jesus para que eu possa crer Nele. E para que eu conheça Jesus, eu tenho que conhecer e ler a Bíblia. E é por causa disso que eu questiono quem diz que crer em Deus se não conhece as Sagradas Escrituras. Eu questiono quem diz que conhece a Jesus se nem sabe como Ele viveu ou o que fez aqui na terra. Mas também não para por ai, o conhecer não é simplesmente o “ouvir falar”, mas é realmente um relacionamento íntimo, um relacionamento integral, dependência total a Deus. Para que possamos definir melhor a fé, podemos usar a expressão, “Fé é dar um passo no escuro”. Mas esse passo no escuro é só no sentido de que, eu sei o que Deus me mandou fazer e vou fazer custe o que custar. Não é um passo no escuro no sentido de que, eu sei que o resultado vai ser o melhor que eu possa pensar, ou até mesmo merecer. Porque quando vamos segundo a vontade de Deus, não é um passo no escuro, porque temos as promessas que nos dão a direção. Mas o passo no escuro é para minhas emoções, elas dizem não faça isso, mas a fé entra quebrando toda a dúvida e dizendo, vou fazer e “tudo vai cooperar”.

Viver pela fé é eu decidir deixar Deus guiar a minha vida, é eu ser direcionado pelo Espírito de Deus, é ver o que Deus quer de mim e andar assim, é ver quem é Deus e me entregar totalmente a Ele, para que Ele seja Dono e Senhor da minha vida. Viver pela fé é amar a Jesus depositando minha caixinha de sonhos nas mãos Dele para que Ele venha dominar tudo que é “meu”. Viver pela fé é não deixar o “eu” tomar conta de minhas decisões. Viver pela fé é uma entrega total a Deus.

“VIVER PELA FÉ É UM RELACIONAMENTO COM O PAI, COM O FILHO E COM O ESPÍRITO SANTO”.

Isso é viver pela fé!

Um comentário:

  1. Nossa muito bom mesmo uma benção!
    gostei muito da interpretação do irmão em Cristo e me ajudou a entender o que é viver pela fé!

    Anderson Moraes
    Votorantim - SP

    ResponderExcluir