sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Familiarizados com Jesus"

Domingo 16 de maio de 2010

Lucas 4:14-30

14Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. 15E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos.16Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:18O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,19e apregoar o ano aceitável do Senhor.20Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. 21Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. 22Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios, e perguntavam: Não é este o filho de José? 23Disse-lhes Jesus: Sem dúvida, citar-me-eis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; tudo o que ouvimos ter-se dado em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra. 24E prosseguiu: De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. 25Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; 26e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. 27Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. 28Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. 29E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. 30Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se.

É Possível alguém que já tenha ouvido lido e experimentado das coisas de Deus desviar dos caminhos do Senhor? É possível alguém negligenciar as coisas que já viu para ir segundo os padrões do mundo? Jesus já era famoso, e Ele volta para Nazaré para junto dos que o conhecia, e nesta passagem nós encontramos o primeiro sermão de Jesus quando voltou para sua cidade. Jesus era conhecido de modo que era familiarizado com todos, e todos O conhecia de modo que O chamava pelo nome. E olhando por esse ponto de vista, será possível que eles negariam a Jesus? Eles sabiam quem era Jesus na intimidade, mas mesmo assim será que era possível eles O negarem?

Nós hoje sabemos muitos versículos decorados, e até capítulos, isso significa que somos familiarizados com as escrituras, e assim vemos muito do que Deus fez e tem para fazer e mesmo sabendo tanto, decorando tanto, negaríamos a Jesus?

A Familiaridade muitas das vezes podem nos tornar surdos. Sabemos muitas coisas mas ainda sim não ouvimos aquilo que Deus quer nos dizer porque achamos que já sabemos tudo e não preciso me informar mais das coisas de Deus. Temos que cuidar para não deixarmos os nossos corações esfriar das coisas de Deus.

Porque as pessoas rejeitaram a Jesus? Pouco conhecimento? Não, porque o evangelho é simples, o evangelho é uma eterna escola, temos que aprender e colocar em prática aquilo que aprendemos, e assim a vida vai ser bem vivida. Porque aqueles que inventam as coisas que vão tirando a veracidade da bíblia não são os leigos, são os chamados “doutores da lei”, por isso não é verdade que as pessoas desviam da palavra porque são leigos. Na verdade, são os mais entendidos que estão fazendo besteira com a Palavra de Deus.

Porque os homens desviaram de Jesus?

Vs. 23 – Jesus não queria fazer as vontades dos homens. Os homens aqui estavam querendo que Jesus fizesse as “caridades” dentro dos seus meios, porque eles queriam que Jesus se adaptasse aos seus prazeres e mazelas. Jesus não tem compromisso em satisfazer a vontade egoísta de ninguém, Deus quer que vivamos fazendo a vontade de Deus, porque é assim que fomos criados para viver. Nossas orações tem que ser para que tudo que vamos ter ou ser é para que o Nome de Jesus seja Glorificado.

Vs. 24 – Jesus falava a verdade dos homens. Será que se Jesus começasse a falar dos nossos pecados nós também iríamos desviar dos caminhos de Deus? Como reagimos diante das verdades ditas por Deus? Com é que Deus nos chamaria, com que nome Deus nos conheceria? Enrolado...? Como Jacó era chamado? Será que somos bem vistos por Deus? Deus nos olha e diz que somos bem aventurados? Deus tem prazer em nossas atitudes? E Quando Deus nos diz a verdade como é nossa atitude? De afastamento...? Quando Jesus estava falando a verdade dos homens à reação de todos foi de ira, todos queriam expulsá-lo da cidade.

Muitos fazem assim, muitos que não recebem aquilo que eles próprios queriam, expulsam Jesus de suas vidas. Como é a vida daqueles que expulsaram Jesus da vida deles, hoje como eles estão? Se com Jesus já é difícil, imagina sem Jesus? A vida com Jesus não é baseada em anos de caminhada, mas sim no dia a dia, porque temos que andar bem com Cristo diariamente, os tempos que passaram não terão vantagem nenhuma para que hoje eu possa negligenciar alguma coisa, se eu tomar uma decisão errada hoje pode ser que não vai dar nada agora, mas e os frutos que virão depois?

Os homens daquela cidade conheciam a Jesus, e nós também conhecemos, e como estamos reagindo diante do conhecimento que temos de Jesus?

...Examine-se o homem a si mesmo...

By Pr. Geovani de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário