segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Os Dez Mandamentos"

Domingo 13 de junho de 2010

Ex. 20:1-17

As pessoas tem a capacidade para adquirir dinheiro, sabedora e tudo mais. Mas o homem de Deus tem a maior fonte que qualquer sábio possa ter, por isso temos que estar cada vez mais junto de Deus. Deus como a maior fonte de poder e sabedoria, enviou o Seu Filho como a maior prova de amor que Ele poderia expressar para toda a humanidade. E como o mais sábio que possa existir, Ele deixou como fonte de sabedoria para o homem está neste trecho da palavra de Deus, “Os Dez Mandamentos”. Aqui temos os mandamentos para uma vida rica, uma vida sábia, uma vida sadia, uma vida de comunhão com Deus, quem negligencia essa sabedoria, está rejeitando a sabedoria de Deus.

Quando começamos no versículo um, vemos que Deus está lembrando aos judeus aquilo que Ele havia feito para tirá-los das mãos dos Egípcios, tirá-los do tempo de escravidão, porque temos que lembrar que os egípcios era a maior potência militar da época. Esse era o Deus que Israel tinha. Um Deus que era muito maior que qualquer exército da face da Terra. E se somos verdadeiros crentes esse é o nosso Deus. E esse Deus grande e forte nos dá o mandamento para que não venhamos fazer nenhum deus que esteja nos céus, na terra ou debaixo da terra, porque Deus é e deve ser o único Deus poderoso que vai receber a nossa adoração e obediência diária, a nossa confiança deve estar nesse Deus.

Deus quer nos proteger, não é um Deus longe de nós, esse Deus poderoso que está no nosso meio.

Nós não devemos tomar o nome de Deus em vão, porque é um nome separado, santificado para ser usado para as coisas divinas, Deus não vai ter por inocente aquele que toma o Seu nome em vão. Podemos até usar, mas seremos castigados por fazer tal coisa. O bom senso diz que não devemos desobedecer a Deus.

No meio de dez mandamentos um deles é para não ter como mal hábito chamar a Deus sem importância. Na igreja antiga uma das coisas que mais era cobrado, era a reverencia pelo nome de Deus.

Guardar o sábado do Senhor é outro mandamento que devemos zelar para que venhamos a obedecer. Os EUA quando estava sendo evangelizado pelos grandes homens que mudaram o curso do evangelho neste país, guardava fielmente o domingo, nenhuma loja abria no domingo para zelo deste mandamento. Enquanto o país estava zelando para isso o país estava em constante crescimento financeiro, próspero como nenhum outro. Hoje o que vemos é que isso não está sendo tão guardado como antes, e como conseqüência vemos que o país não está tão bem assim como antes, fruto de não obedecer a Palavra de Deus. Se andarmos como Ele quer que andemos, Ele vai nos abençoar, seremos prósperos com ninguém.

Quem não obedece a Deus é uma pessoa que está deixando uma grande oportunidade de crescimento para sua vida, em todos os sentidos, a bíblia trata essa pessoa com um “tolo”.

Quando ouvimos sobre não matar ninguém, não é só o ato de homicídio, mas Jesus deixou bem claro que até mesmo se eu odiar uma pessoa no meu coração, neste momento eu me encaixo na quebra deste mandamento. Com relação ao adultério é a mesma coisa, só de pensar com uma mente impura, já pecamos contra essa pessoa e contra Deus.

by Pr. Larry Darby

To be continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário